Amortecedores

Os amortecedores de um veículo, além da função amortecimento, também garantem dirigibilidade e segurança. Eles são iténs importantes da suspensão e atuam como freio do movimento das molas. São eles os responsáveis por atenuar os impactos na carroceria e manter os pneus sempre em contato com o solo. Segundo o Manual do Proprietário do veículo, a troca é recomendada em media a cada 40.000 km.

 

O Proprietario do veiculo pode verificar a cada 5.000 km se há vazamento de óleo nos amortecedores. Isso pode ocorrer por causa de fortes impactos, no caso de passar em um buraco em alta velocidade, por exemplo. O vazamento de óleo, além de causar a perda de ação dos amortecedores, danifica outros componentes, como batente, coifas e molas.

Rodar com o carro com os amortecedores em mas condições de uso, culmina em gasto maior com manutenção e em grande perigo aos usuários. Desgaste irregular e prematuro dos pneus, desconforto em terrenos acidentados, falta de estabilidade, barulhos e perda da eficiência do sistema de frenagem são estas as conseqüências mais comuns.

Em veiculos que utilizam suspensão do tipo McPherson, se o amortecedor quebrar, a tendência é que a roda desprenda-se do veiculo, podendo ocasionar um grave acidente.